Links úteis

A Compassion não tolera nenhum tipo de abuso ou maus tratos contra crianças e adolescentes. Nós constantemente treinamos nossos parceiros para saber o que fazer em caso de suspeita. Existem caminhos legais e órgãos competentes que podem dar assistência necessária em cada caso. Em caso de suspeita ou confirmação de violações de direitos de crianças e adolescente, abuso, violência ou exploração sexual, não fique calado.

Secretaria dos Direitos Humanos
Recebe denúncias anônimas e encaminha o assunto para os órgãos competentes.

Disque 100
De qualquer parte do Brasil a ligação é gratuita e anônima. Atendimento 24 horas todos os dias da semana.

Ministério da Justiça
Acesse o portal do Ministério da Justiça e procure o endereço mais próximo de você.

Conselhos Tutelares
Órgãos públicos que zelam pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Acesse o portal da Secretaria de Direitos Humanos e veja a lista completa de conselhos tutelares.

CREAS / CRAS
Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) realizam atendimento básico à população em geral e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) oferecem o atendimento direto e especializado a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
Acesse o portal do Ministério de Desenvolvimento Social e localize as unidades por estado ou município.

Ministério Público
O Ministério Público é o órgão responsável por fiscalizar o cumprimento da lei e defender os interesses sociais e individuais. Em relação à infância e à juventude, o Ministério Público de todo Estado conta com um Centro de Apoio Operacional (CAO) – que pode ser acessado na defesa e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Polícia Militar
Disque 190 de qualquer parte do país. A ligação é gratuita e com atendimento 24 horas, todos os dias da semana.

Polícia Rodoviária Federal
A Polícia Rodoviária Federal também possui um contato que recebe denúncias de casos de violência e exploração que ocorrem nas estradas brasileiras. O contato é 24h. Todos os dias da semana. Disque 191.

Delegacias Comuns
Caso não haja nenhuma delegacia especializada em sua cidade, dirija-se à delegacia comum mais próxima para encaminhamento de queixas e denúncias.

Compassion